Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Tatá Edson nos conta um pouco sobre a importância da alimentação, da soberania e segurança alimentar para a tradição e sua luta no âmbito do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA).
Segundo Tatá Edson, o direito humano de se alimentar a partir de sua tradição é uma bandeira que se alinha à segurança alimentar, necessária para o desenvolvimento e sobrevivência das comunidades.
Tatá Edson, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA)
Mas o FONSANPOTMA, está ainda indo além: está colocando em debate a necessidade da soberania alimentar, isto é, do direito de produzir alimentos e ter controle sobre o alimento que se consome - que só é possível a partir da terra e da reparação por parte do Estado Brasileiro à estas populações, que foram constantemente vítimas de violências do Estado e da sociedade brasileira, tanto físicas quando simbólicas, através da perseguição e preconceito contra suas culturas. A entrevista está linda e vai ter vídeo mais pra frente!