Por um mundo onde caibam muitos mundos


“Por um mundo onde caibam muitos mundos”

(Proverbio zapatista)

Esta semana visitamos La casita Long Champs, na zona sul de Buenos Aires, para conhecer a iniciativa e fazer uma entrevista com Germán Doin, diretor do filme “A Educação Proibida”.

La Casita de Longchamps é uma comunidade cooperativa e autogestionada que busca subverter a lógica hierárquica de ensino-aprendizagem, que está estabelecida e tão naturalizada na relação professor-aluno em espaços formais de educação.Ao pensar e viver outros tipos de relação ensino-aprendizagem, a comunidade assume que existem muitos tipos de conhecimento e que é preciso valorizar as diferentes formas de saber. Isso significa reconhecer a importancia não só das áreas de conhecimento formais, como também daquelas que são fruto da experiencia e do saber popular. Ou seja: todo mundo tem algum tipo de conhecimento para transmitir, assim como há sempre algo novo para aprender.

Essa lógica não só horizontaliza as relações educativas, como também expande seu alcance. Assume que não só as crianças participam da aprendizagem mas também os adultos.

German compartilhou conosco um pouco de sua trajetória de investigação sobre a educação, abordando seus caminhos desde a Educação Proibída, até La Casita de Long Champs e a Rede Reevo, que mapeia, documenta e conecta pessoas, experiências, organizações e conhecimentos relacionados com a educação alternativa, aprendizagem livre e modelos de educação não convencionais.

A educação está em diversos espaços e acontece de diferentes maneiras. Repensar as práticas educativas e as relações de ensino aprendizagem são passos fundamentais para mudarmos nossa relação com o mundo, para que as diferenças sejam respeitadas e para que alcancemos este mundo onde caibam muitos mundos.

Logo sairá a entrevista!

#reevo #lacasitadelongchamps #educçãoprohibida